
Hung Bau, símbolo da materialização da sorte.
Como preposição, a atenção é capaz de garantir que o cuidado chegue de maneira concisa; portanto, o limite que determina e justifica a ação. Por sua vez, o cuidado distende a capacidade da atenção, a ponto de se fazer valer e materializar seu esforço; O justo meio de ambas, é o Zelo. Apoiado na experiência do Kung Fu, nota-se, e não só neste caso, que o fim mais que justifica os meios, é um produto oriundo de um preparo bem fundamentado e beneficiador do cenário ao qual se encontra.
Como mecanismo de encadeamento de sua construção, e logo mais, do seu benefício, estar-se em si, em outras palavras, considerar-se no local onde se esta e apenas inverter o objeto ou a ação fim em beneficio alheio, ou seja, não empático, é suficiente para que o zelo aconteça.
Como nota, esclareço que em minha opinião, a empatia exige condição impossível ao ser humano, ou a pessoa ao qual se tem o fim de causar bem. Visto que, para tal, é necessário quase que sentir o quer o outro sente, algo impossível, vez que o interpretar de sensações divergem absurdamente entre todos os indivíduos.
Por isso, zelo, ou seja, Kung Fu, propõe que de sua posição, seja possível direcionar ao outro o cuidado, sem, portanto, invalidar a condição pessoal. Eis, talvez, a razão que indique porque dizem que ” O Zelo é a maneira correta de amar.”

Cerimônia de Baai Si, 2011.
Há em algumas culturas, no que diz respeito a casamento, o hábito de se fazer o chamado casamento arranjado. Em geral, o que ocorre é que a família, em especial os pais, decidem com quem seus filhos irão casar; este é ,em última instância, um gesto de amor já que se considera que os pais, por conta de sua experiência, tem mais condições de sugerir os caminhos que seriam favoráveis ao desenvolver de uma nova família.
Sobre aspectos mais viscerais, certa vez, ouvi uma história. Nela se contava que em períodos de frio intenso, os filhos mais jovens eram os primeiros a deitar na cama de seus pais, para o fim, ate onde entendi exclusivo de aquece-la. Desta maneira, as crianças eram educadas a cuidar do outro mesmo diante de eventuais desconfortos.
Em aspectos onde o simbolismo é mais aprofundado, entendo que esta ação se relacione intimamente com o zelo, já que a criança não deixa de ter o seu papel de filho, ou seja, submetido a necessidade de atenção, apenas experimenta possibilidades além de sua condição imediata e amadurece para quando chegar a vez em que o outro dependerá efetivamente de sua ação.
Em outros símbolos, o cuidado se mantem de forma objetiva e absolutamente dependente da atenção, como é o caso do Hung Bau. O desejo exposto, bem como o valor inserido no envelope, materializa a ação que se objetiva. Para isso, é crucial considerar o adverso, uma vez que toda a organização objetiva o beneficio dele(a). A todo momento, todos estes aspectos são vividos no Kung Fu.

Cerimônia de Reafirmação Discípular, 2019.
Em meu caso, logo de início, foi apresentado ao Hung Bau. Aquele curioso e bonito envelope vermelho, dizia-se, era para presentear alguém, no caso, meu Si Fu. Pela falta de entendimento do símbolo, fiquei perdido. Queria agradá-lo, mas não fazia ideia de que tipo de desejo ou valores seriam adequados.
Com relação aos devidos fins, é simples entender. Basta observar, por exemplo, de que maneira entrega-se o Hung Bau. A escrita deve estar voltada para o recebedor, de forma a viabilizar a leitura, duas mãos na entrega são um dos indicativos de que a ação é de veras importante, entre outras aspectos subjetivos.
Quanto a subjetividade do símbolo, entenda que este aspecto é rigorosamente voltado para o entregador. Por isso, não há razão para nervosismos, todo o processo, apesar da justificativa sugerir o bem estar do outro, trata de benefício pessoal. Diante disto, e de todo o restante do texto, entende-se, espero, mais do que bem para qual fim os dispositivos de relação da Vida Kung Fu direcionam.
Muitas vezes, flagrei-me tremendo as bases em ocasiões de cerimônias, reuniões, falas, e qualquer ação que pusesse meu Kung Fu à prova; nestes momentos, eu tinha certeza que se houvesse qualquer equívoco ou erro, Si Fu chamaria minha atenção com a contundência devida a um artista marcial; claro, a exemplo dos pais que deixam os filhos aquecerem seu colchão para o fim de aprenderem sobre zelo, quando Si Fu nos envolve em cenários complexos e ou desconfortáveis, é para o fim único do zelo que tem para as pessoas que somos, e para as pessoas que nos tornaremos um dia.