
Já ouvi dizer que Zelo é a maneira correta de amar. Em outro momento, um pouco mais velho, que Zelo diz respeito a observância de dois aspectos. Um de caráter teórico e outro prático. Atenção cuidadosa, supõe a observância do cenário. Já o cuidado, necessariamente compõe ação em benefício de algo.
A conjunção destes dois aspectos, em outras palavras, a excelência em ambos, chamamos de Zelo.
Uma forma de expressão deste aspecto,por exemplo, é a capacidade de servir. Note: para servir, discrição, percepção da necessidade e a ação propriamente dita são Fundamentais. Minha percepção é que justamente por esta razão, o tempo todo estamos nos servindo. Seja na relação Si-To ou Si Hing Daai.

Servir uma xícara de chá, é uma demonstração de Zelo. Hoje, com o primeiro dia da visita do Si Fu do ano de 2024, pude notar o realização deste mecanismo, para mim quase mágico, por parte dele com seus discípulos. Já disse, Zelo, é a forma correta de amar. Talvez por isso, após tantos meses sem contato físico, venha-me aos olhos toda a emoção experimentada em poucas horas de vivência compartilhada. Difícil de segurar, mais difícil, é retribuir o carinho, e como consequência, desenvolver com mestria meu Kung Fu.
Sim, a maneira correta de amar, Zelo, está intimamente ligada ao desenvolvimento humano, e um grande ser humano reproduz, representa e nomeia, um Mestre Grandioso. Não atoa, são dotadas destas características, humanidade e Zelo, os seres humanos de mais alto nível.

Mais cedo, fomos buscar Si Fu no aeroporto e lá tomamos café. Em seguida, o trânsito até o destino possibilitou mais tempo juntos. Vários aspectos foram abordados e assim, mesmo com trânsito e mais tempo juntos, passou rápido. No final, com o carro já no destino, resolvi fazer mais uma pergunta. E de novo, Si Fu disponibilizou mais do seu tempo. Os assuntos simplesmente fluem, de minha parte, poderia ficar dias falando , contudo, esta é apenas metade, a teórica, do que se diz sobre Zelo. Existe a metade prática que completa a ação. Minha falta de timming não me permitiu concluir toda a ação do Zelo, quero dizer, no cenário, o correto era ter entendido que aquele momento havia encerrado, portanto, calado-me, uma ação prática, e Si Fu ter seguido seus planos. Como não percebi isto, por Zelo, ele me deu mais tempo. Como consequência, ele atrasou um pouco mais seu compromisso seguinte.
Quero dizer, a saudade é grande, posso e devo me aproveitar de sua presença, mas a observação do contexto é essencial. Como eu estava voltado somente a minha necessidade, desconsiderei todo o cenário, e contribui com o atraso.
Este foi só o primeiro dia, não tive contato técnico nenhum com Si Fu, mas pude observar minhas habilidades marciais e forma profunda. Que venham os próximos.