
Exemplo de Vestimenta Chinesa.
O ser humano, como um animal simbólico, tem habilidade de criar signos diversos para um mesmo objeto. As roupas, além de seu uso objetivo que é o de proteger o corpo contra eventos externos, pode identificar estatus, personalidade, estilo, ou adequação do indivíduo ao todo.
Dada a relevância de seu uso, acima expresso tanto a necessidade de sobrevivência portanto sua relevância biológica, quanto a de potencial ,neste caso, social ou subjetiva. Nós casos últimos, note que bastando divergência da cultura ou troca de pessoas a regra muda drasticamente.
Outro ponto que destaco é que embora separe a chamada relevância biológica das demais, a escrita da palavra “uso”, refere-se ao aproveitamento de seu potencial em qualquer das situações.
Por isso, gostaria de afirmar que a roupa pode contar uma história sobre seu usuário, quanto mais hábil o personagem, mais fidedigno será seu conto.

Cerimônia de Reafirmação Discípular, 2019 .
Na cerimônia de discipulado, é recomendado que o cerimoniando use ao menos uma peça de roupa nova. Eu entendo que sua razão seja a preparação do início de um novo momento e muito embora exista essa orientação, é possível notar que não se direciona a tipos específicos de roupa, aí entra certo nível de criatividade. Contudo, caso o personagem seja tão criativo a ponto de se destacar do todo, obviamente ele perceberá que está inadequado!
Basicamente, o que está sendo dito é que todas as pessoas tem liberdade de viver de acordo com seus valores, e, ao mesmo tempo, é importante observar e cumprir a regra geral. Para mim, este é o ponto mais incrível abordado no Kung Fu já que, a meu ver, é o verdadeiro indicativo de uma certa camada artística, muitas vezes associada a criatividade.
Nestes momentos, lembro o quanto Si Fu exige de mim uma adequação, entre outras, a vestimenta. Não é apenas pela posição ocupada, que claro, é importante ser observada, mas ao desenvolver de minha expressão pessoal absolutamente associada ao todo.

Savana Africana, Angola. 2017.
Há ainda determinado aspecto que é absolutamente importante, imagino que por poder passar despercebido.
Certa vez, quando eu finalmente achei que tinha acertado a vestimenta, e de fato estava bem vestido, Si Fu perguntou como estava a condição de uso de minhas meias; eu não soube responder, obviamente não tinha pensado já que acreditava que por não aparecerem não eram importantes; foi isto que respondi ao Si Fu. Claro que este tipo de resposta mostra apenas a falta de observação sobre si, Si Fu não queria saber de minhas meias, queria saber sobre o quanto eu estava atento ao processo como um todo.
Em uma perspectiva mais profunda, este tipo de observação é capaz de mostrar como nos apresentamos quando ninguém nos vê. No caso, claramente expus que se não sou monitorado por outros eu não me importo sobre a adequação de meu agir.
Ainda sobre o assunto, reflito: o que há de mais intimo na vestimenta de um ser humano são as peças intimas. Considerando que apenas o usuário tenha ciência de suas condições, e usando tais peças por uma perspectiva simbólica, pergunto- me o quanto sou capaz de fazer o meu melhor mesmo quando ninguém me vê, ou, se sou narcísico, no sentido de me expor sempre da melhor maneira ao outro e esquecendo que o melhor deve ser apresentado em qualquer cenário.