
Foto Si To. Núcleo Barra Blue Sky, 2008
Siu Nim Tau, pode ser entendido como uma ação, portanto, um verbo. Esta ação, é traduzida em nossa família como a ação de esvaziamento. Nim Tau, pode ser lido como desejo, este desejo é identificado em algumas culturas como a razão, e, se bem entendi, o que se espera da vida que é o sofrimento.
Siu, considerando o que foi falado, trata de apequenar; neste caso, o desejo. Portanto, relaxe, você vai sofrer! contudo, o nível de sofrimento que haverá na vida diz mais respeito a sua capacidade de Siu Nim Tau que a pressupostos.
A expressão coloquial “sair da zona de conforto” se insere de forma ímpar ao que está sendo dito. Um ser humano, em sã consciência, tem prazer e busca, naturalmente, por conforto. Esta expressão é um indicativo do exagero da máxima budista: “Você irá sofrer.”
A orientação de meu Si Fu, é que a busca seja a ampliação da zona de conforto; ou seja, respeitando o tempo particular, tornar-se confortável no ambiente que outrora causou desgaste.

Domar o desejo, Núcleo Barra. 2020
Ao realizar a listagem, percebe-se pontos que podem gerar desconforto. Talvez este seja o clímax, se é que há apenas um, da listagem. Ir até o final é o esperado de quem inicia qualquer processo, então, deixe fluir. Muito embora os primeiros desafios possam, isto não é regra, vai depender do praticante, parecer insuperáveis, apenas pelo ato de ir até o final, neste caso, estamos lidando com o desejo eventual de desistência, será por si um grande avanço e a ampliação da chamada zona de conforto.
Muito embora eu seja capaz de compartilhar através de palavras as minhas experiências, sou absolutamente convicto de que nada que possa dizer é capaz de compartilhar a vivência das coisas que digo. Sei bem disso, inclusive, porque Si Fu me falou sobre por diversas vezes; então, o que se sugere fazer?
Creio que Si Fu diria: Siu Nim Tau. Uma dificuldade comum na época que iniciei minha pratica, era esperar desenvolvimentos objetivos pela mecânica do movimento. Esperava, sem razão valida para tal, que eu ficasse “muito bom” no Kung Fu. Nesta época eu praticava bastante e via um desenvolvimento técnico, mas, apesar de feliz, não me sentia totalmente contemplado. Somente quando Si Fu sugeriu: ” Siu Nim Tau pela manhã, o melhor que você puder, e a noite, o mais relaxado possível, ” pude me sentir em paz.

Seung Chi Sau, Downtown Barra da Tijuca, 2022
Sentir-me em paz era um duro desafio. Na ocasião em que Si Fu me fez essa sugestão, eu reclamava com ele sobre minha dificuldade em manter o foco nas minhas ações e da dificuldade em me conectar com pessoas, e por isso eu sofria. Executando a listagem, pude aos poucos entender como me conectar, primeiro comigo, com os demais e com meus trabalhos.
Creio que a razão de ter dado certo, tenha sido a falta de perspectiva com relação ao ato. Fiz pura e simplesmente porque Si Fu orientou, não questionei a razão, tampouco tentei entender o que estava por de trás de seu pedido, somente faço.
Creio que o objetivo de se fazer algo apenas para atender alguma sugestão, tenha um poder curativo muito simples. Como não há obrigação ou objetivo a ser atingido, o próprio ato de caminhar faz o caminho. E, aos poucos, finalmente nos encontramos ou nos olhamos com outros olhos simplesmente. Sei que a pressão causada pela prática constante, claro, quanto mais se está inteiro, mais inteiro se estará, traz certo desânimo e vontade de desistir; sobretudo nestes momentos, como diz Si Fu: ” Siu Nim Tau. “