
Aula Master Remota, 2022.
Por estes dias, estava conversando com algumas pessoas e falávamos sobre situações que são capazes de mover o humano. O Exemplo citado, foi uma ocasião onde determinada pessoa, ao ver um papel no chão, por exemplo, não o recolhe com o discurso de que existem pessoas que ganham dinheiro para fazer isso. A pergunta que fica é: o que move estas pessoas é o dinheiro?
Considerando o cenário onde nós crescemos e onde somos educados, a escola, por exemplo, é bem possível entender que sim. Aliás, por essa lógica, somente passando no vestibular, concurso ou qualquer outro local onde se promete ganho imediato justificado pela falácia da segurança. Então, é natural pensar que o profissional da limpeza urbana cumpre sua missão apenas pela promessa de ganho, ou, a pessoa que não recolhe o lixo encontrado pois “não ganha para isso”, mas, muitas vezes, esta mesma pessoa é aquela que suja a cidade; diante disto, para mim, não faz sentido a mesma desculpa.
Parece-me que as bases apresentadas não são sólidas o suficiente para justificar a não ação ou o desleixo cometido, pelo exemplo dos indivíduos citados, ou por qualquer outro pessoa. É fato que a responsabilidade pelo o bem estar de uma sociedade é de responsabilidade de todos, havendo ou não o ganho através de moedas e seus símbolos.

Comitê de Discípulos da Família Moy Jo Lei Ou, Barra da Tijuca, 2020
Além das moedas, os símbolos fazem uso de outros mecanismos para mostrar suas facetas. Por isso, creio que a capacidade de variar entre o máximo possível destas facetas é o que definiria se determinado indivíduo teve ou não uma vida rica. Repare, rico, neste exemplo, não é quem tem muito dinheiro.
Lembro que pouco antes do Si Fu ir morar nos E.U.A, fizemos uma grande celebração. Precisávamos aproveitar ao máximo sua presença física, também por isso, neste dia, houveram diversas cerimônias e pudemos experimentar o kung Fu sob várias óticas. Alguns meses depois, entramos em esquema de restrição total por conta da covid19 e tivemos de fazer aulas apenas pela internet. A mudança do modo de viver foi bem clara e objetiva; certamente, para todos que vivemos este momento se pode dizer que a experiência foi rica. Claro, restringir a liberdade de circulação é uma experiência sem precedentes para a maioria de nós.
Neste texto, você consegue perceber que o que traz experiências significativas não diz respeito a dinheiro especificamente? No caso, bastou estar vivo;

Há no entanto pessoas que se aproveitam de determinados símbolos para, respeitando sua atribuição fim, direcionar o foco para a direção desejada.
Assim que Si Fu manifestou o desejo na compra de uniformes, ele tinha fechado um acordo com determinada empresa que não atendeu nossa necessidade de forma satisfatória. Na ocasião, a representante da empresa disse que era necessário um aporte financeiro maior para finalizar o pedido, pois além dos não entregues, foram compradas mais peças. Lembro que achei o pedido estranho, achei que Si Fu pediria que antes a empresa entregasse o que faltava. Não foi assim que aconteceu, ele deu o aporte.
Fiquei confuso com a decisão do Si Fu, mas, em vez de perguntar, decidi observar para ver até onde iria a história. Algum tempo passou e não obtivemos procura da empresa. Quando entramos em contato, a “mágica” aconteceu. Qual argumento teria a empresa para não entregar o combinado? simplesmente, o cenário estava tão a favor de nós que não cabia qualquer argumento diferente da entrega do combinado, já que, de nossa parte, fizemos bem mais do que era preciso. Não me lembro qual foi o desfecho da história, se os uniformes foram entregues ou não, mas ela me marcou bastante.
Neste caso, percebi o uso do dinheiro de maneira inteligente. Não era o caso de “como há alguém que ganha para isso, não vou fazer; já que ela já havia recebido os valores devidos e mais. E também, conhecendo o Si Fu, acho que a preocupação não era o dinheiro, já que podia ter se recusado a entregar por não ter recebido o combinado anterior, mas sim, a execução do serviço a contento. Veja, a preocupação do Si Fu era a resolução do problema, talvez ele tenha pensado que entregando o dinheiro garantiria não só a entrega dos uniformes antigos, mas, ao mesmo tempo, as novas aquisições poupando assim tempo.
Dinheiro é importante, mas é preciso cautela para lidar com ele. Certamente este exemplo é uma demonstração do uso maduro de uma ferramenta.