Esvazie a Xícara

Aula Master com Mestre Senior Julio Camacho

Algumas vezes, ouvi Si Fu dizer que existem três grandes guerras na jornada de um artista marcial.

A primeira, a guerra da pena, a segunda, a da fala, e por último do gesto marcial. A todo momento e independente do nível, somos provocados a viver cada uma delas.

Pra isso, estar relaxado, e, sobretudo, ter intimidade é crucial. A intimidade a que me refiro é com o hábito da escrita, da fala, e com próprio corpo, além, é claro, da intimidade com seu Si Fu.

Na realidade, creio que a intimidade com o Si Fu seja a mais importante, já que, muitas vezes, para que possamos ter experiências ele nos abre a porta de sua casa, onde temos acesso a partes íntimas de sua vida.

Encerramento das atividades do ano de 2021.

Lembro que pouco depois do início da minha prática, fui convidado por meus irmãos Kung Fu a participar de uma reunião com Si Fu.

Eu estava bastante nervoso. Então, para que não percebessem, resolvi apenas ouvir, dando a entender que estava participando, como ouvinte.

Acreditei que ouvindo eu poderia aprender alguma coisa e, quem sabe, em uma próxima reunião eu teria mais a oferecer.

Em um momento de pausa, Si Fu me chamou. Me perguntou o que eu estava achando,noivou atentamente minha curta resposta e posicionou: ” Quero ouvir mais a sua voz.”

Logo eu pensei, e claro, não externalizei: como posso falar alguma coisa se não sei o que dizer?

Estudo do Nível Superior Final

Antes de retornarmos à reunião eu já estava suando. Tentei reviver tudo o que foi dito, mas, para minha surpresa, não lembrava de nada. Nem mesmo do que estávamos falando.

Estava muito envergonhado, quando retornamos, eu evitava propositalmente, e, talvez, descaradamente o olhar do Si Fu. Tamanho era o medo de ele perguntar o que eu achava.

A “estratégia” de evitar o olhar do Si Fu, de certa forma funcionou, naquele contexto.

Creio que isto tenha acontecido, pois ele percebeu meu desconforto, e, em respeito ao meu momento, resolveu não insistir. Sobre isto, minha percepção veio muito mais tarde, foi quando a tentativa de evitá-lo não funcionava mais.

Só então notei o quanto tempo perdi com estratégias que não me faziam avançar, já que na maioria das vezes, para desenvolver Kung Fu,o que se deve fazer é desaprender antigos hábitos, em vez de aprender novos.

Portanto, estar disposto a viver as três guerras, pela intensidade que for, e crucial para o processo de desaprender, ou,melhor dizendo, desenvolver.

Leave a comment

Design a site like this with WordPress.com
Get started