Conexão

Mestre Senior Julio Camacho, Aula Master da Trilogia Fundamental

Contato, é um dos aspectos fundamentais do desenvolvimento marcial. Seja pela pressão, seja por medo, ou qualquer aspecto particular que iniba a intenção de conexão, é importantíssimo desenvolver esta habilidade.

A conexão entre os punhos aproximam o coração. Por isso, havendo a necessidade de golpear é preciso golpear, não havendo não é necessário. Apenas, para no nível mais profundo, desenvolver a humanidade.

Sim, através de socos e pontapés é possível se tornar mais humano, basta não se preocupar em chutar ou socar. Apenas utilizar estes instrumentos como uma ponte, ponte esta que nos encaminha para a o desenvolvimento da humanidade.

Pernas favorecem o deslocar das mãos,

Tudo o que desenvolvemos através da prática, parece direcionar para um ponto. A medida que há avanço sistêmico, para uma área, e, por fim, todo o corpo. Creio que é isto que Patriarca Moy Yat quis dizer quando mencionou, “Eu sou a linha central”

Sendo o corpo a referência, a lógica nos leva a crer que todo o desenvolvimento é a partir dele. Sabe-se que não é preciso estar no último nível para chegar a esta conclusão.

E, quanto antes percebamos que todo gesto executado, pode ou não conter marcialidade, tão logo, encaminharemos esta experiência para os desafios do dia a dia.

Hoje, em nossa aula master, por alguns momentos Si Fu se ausentou. Independente da razão, esta atitude me chama a atenção. Não o fato dele sair, mas sim, sua consequência.

Aula Master com Mestre Senior Julio Camacho

Tão logo ele comunicou sua saída, minha mão tomou o Celular. Não havia nada ali, além de puro e simples hábito. Fui tão máquina, quando o aparelho que estava portando. Estava eu portando ou sendo eu portado?

A falta de Marcialidade no gesto fez com que perdesse a conexão com meus companheiros para conectar com o vazio, já que não havia nada no telefone. Por alguns segundos, antes de perceber meu gesto, deixei de ser humano.

Sei que Si Fu deixa alguns vazios propositais, na perspectiva de preenchimento por nossa parte. Hoje, pude preencher, ao perceber minha atitude mecânica e fora de contexto, um vazio recorrente em mim.

Leave a comment

Design a site like this with WordPress.com
Get started