Aula Master com Mestre Sênior Júlio Camacho. Sobre a Trilogia Fundamental

Mais cedo, Si Fu estava falando sobre o caos. De tudo o que ele falou, o que mais me chamou a atenção foi sua definição.

Pelo que entendo, caos diz respeito a situação que extrapola nossa capacidade. Neste sentido, estar em um ambiente caótico, não significa estar em um ambiente desorganizado.

Mestre Sênior Júlio Camacho demostrando um movimento do Nível Avançado

Entendo que este pensamento expressa uma característica da trilogia fundamental.

Claro, o Siu Nim Tau nos ajuda a criar raiz,o Chama Kiu a expandi-la.

Em outras palavras, preparar o movimento antes de executa-lo, assim, o movimento se faz por si, e é justificado pelo preparo bem feito.

Em seguida, se aproveitar do preparo, de forma a modificar o movimento ou a maneira de execução, adequando- o a seu ponto de partida.

Estas duas naturezas, por si, seriam suficientes para o desenvolvimento do Kung Fu. Mas, como tratamos de seres humanos, é importante considerar o erro.

Assim, acessamos o próximo domínio.

Com Mestre Sênior Julio Camacho e Tutor Cláudio Teixeira

Este erro, muitas vezes se reflete na afobação de fazer o movimento. A vontade de cumprir uma tarefa sem analisar as variantes é um exemplo clássico.

Mas, neste caso, não acessamos o Biu Ji. Estamos apenas refletindo uma falta de observação das habilidades desenvolvidas nós domínios anteriores.

Preparar todo o terreno, equilibrar os movimentos, e, ainda sim, ficar diante de uma situação que extrapola sua capacidade naquele momento, é uma situação de Biu Ji.

Qualquer situação neste aspecto é desesperadora, não se desesperar, entendendo que se envolver é uma escolha, é um sinal claro de que aquele praticante acessou o Nível avançado.

Então, basta buscar a retomada do ponto perdido, fazendo com que a situação inicialmente desconfortável se torne confortável.

E aguardar que o próximo gesto seja mais desafiador que o primeiro de maneira a desafiar ainda mais o Kung Fu.

Ou seja, não falamos aqui de equívoco, falamos de situações efetivamente a inesperadas.

Leave a comment

Design a site like this with WordPress.com
Get started