Reposição

Primeira Foto oficial de Meu Si Fu, Mestre Senior Julio Camacho como Representante de Núcleo. Ano de 1994

Quando meu Si Fu iniciou sua prática, havia, na então família Moy Yat San, a figura do Representante de Núcleo.

Esta pessoa era responsável pela Moy Yat Ving Tsun, no caso do Si Fu, no Rio, em nome do meu Si Gung, Grão Mestre Léo Imamura.

Atualmente, nos Núcleos do Clã Moy Jo Lei Ou há os Diretores de Núcleo. Em minha opinião, um refinamento do conceito de Representante de Núcleos.

Com Mestre Senior Julio Camacho, Diretor e Diretor Adjunto do Núcleo Barra, André Guerra e Guilherme Farias

A função dos Diretores, como era de se esperar, é garantir o bom andamento e desenvolvimento de seu Núcleo.

Mas, esta função não é meramente executiva. As pessoas que se dedicam a esta atividade estão na verdade fazendo um exércicio de Kung Fu.

A exemplo da relação Si Hing – Dai, irmão mais velho e mais jovem, a estrutura da Direção de Núcleo, Diretor e Diretor Adjunto não se baseia na hierarquia.

Baseia-se em um conceito prático do Sistema Ving Tsun, a Guarda. Isto pois, somente entendendo como trabalhar as duas mãos de maneira coordenada podemos dizer que de fato estamos em guarda e não somente em posição de guarda.

Em outras palavras, o trabalho em equipe, tão necessário entre as mãos no momento do golpe, mais uma vez se revela crucial.

Em nossas reuniões, a palavra de mais valor é aquela que absorve melhor o que foi ponderado por todos, não simplesmente a de quem disse, como nos casos em que se valoriza a hierarquia.

Estudo de Gestão através de dispositivos corporais de combate simbólico

Acredito que todo o desenvolvimento marcial deve ser direcionado para qualquer situação do dia a dia.

Daí a importância de, no Mo Gun, nos envolvermos em mais de uma tarefa.

Isto facilita o entendimento de que o aprendizado, seja qual for, pode ser útil em qualquer situação.

Por exemplo, através da condição de Diretor Adjunto que acreditei ser secundária por um tempo, pude desenvolver minha capacidade de ser irmão mais velho e/ou mais jovem.

O “Si” é o mesmo para Si Hing e Si Dai, diz respeito a capacidade de ensinar e aprender. Ou, em meu entendimento, de estar atento a relação.

Então, já que o objetivo é estar atento a relação, certamente esta capacidade não é necessária ou útil apenas no Mo Gun.

Leave a comment

Design a site like this with WordPress.com
Get started