Atualizar

Mestre Senior Julio Camacho, 2020

Hoje tivemos a primeira aula master do ano. Si Fu conduziu um trabalho que era simples e desafiador.

O objetivo era usar as técnicas propostas para entender como agir de maneira adequada ao estímulo. Observando os grupos, percebi que todos estavam se divertindo e concentrados. Salvo algumas questões pontuais, com o tempo pareciam ter entendido o que era para ser feito

Mesmo assim achei que faltava algo. Vou chamar este algo de “mínimo necessário”.

Com Mestre Senior Julio Camacho, 2019

A matéria prima da arte marcial é a agressividade. Esta, trabalhada adequadamente, gera resultados positivos. Desta forma, no meu entendimento, a agressividade era o “mínimo necessário” ao nosso grupo.

Por isso, tentei participar mais ativamente do processo. De diversas maneiras, sempre com respeito ao praticante, tentei gerar a necessidade real de uso dos dispositivos prospostos.

Os anos de experiência em transmissão me ajudaram nesta proposta. Notei que as pessoas com as quais trabalhei diretamente começaram a ter o que chamei de “mínimo necessário”.

Ao fim da atividade, Si Fu pediu que os presentes compartilhassem um pouco de sua experiência ao longo do dia e, após o comentário da pessoa, por vezes, Si Fu falava sobre o que foi dito.

Dentre as coisas que falei, Si Fu chamou minha atenção para o mínimo necessário. Perguntou- me o que seria o mínimo. Tentei dar alguns exemplos, e Si Fu respondeu: “Isto é um exemplo. A pergunta é: o que é o mínimo?”

Arte de Patriarca Moy Yat

Pensei por um tempo e notei que eu não sabia o que significava. Exemplos, eu tenho, mas como foi dito, isto não explica o que é.

Sempre soube que é preciso tomar cuidado com o que se fala, sobretudo em qual contexto a fala está sendo empregada.

Mesmo assim, após ouvir o que Si Fu tinha a dizer, percebi que naquele momento meu saber não foi posto em prática; meu pensamento estava frouxo e, por isso, cometi o equívoco de tentar extrair das pessoas o que talvez para elas não fosse relevante.

Por mais que de fato minha atitude possa ter contribuído com o membro, o papel do instrutor na aula do programa fundamental é somente instruir.

É comum no meio das artes marciais os praticantes terem um padrão de comportamento facilmente identificável. Em alguns casos é possível até mesmo saber qual arte marcial a pessoa pratica através de um simples olhar. Este posicionamento pode deixar claro o marcial, mas faz com que deixe de existir o sentido de arte, que é a expressão pessoal.

Uma das últimas falas do Si Fu de hoje foi: “Todo praticante estuda um sistema marcial, mas nem todos são artistas marciais. Por isso, você pode dizer que é um … marcial, mas estes três pontinhos, o que é?”

Leave a comment

Design a site like this with WordPress.com
Get started